4 dicas de como dar aulas mais cativantes e criativas

 

 

Motivar os alunos é um desafio enfrentado por todos os professores, que procuram transmitir o conhecimento de uma forma clara e que desperte a atenção dos estudantes, não é? Por isso é importante pensar em maneiras de criar aulas cativantes e usar a  sua criatividade.

Nós entendemos que essa não é uma tarefa fácil, planejar aulas demanda tempo e trabalho. Entretanto os resultados de incluir atividades mais dinâmicas, que engajam os alunos, vale a pena. 

O tédio e o desinteresse passarão longe da sua sala, além de auxiliar com que os estudantes consigam melhorar suas notas. Confira o nosso post e se inspire. 

 

1.    Utilize diferentes ferramentas didáticas

 

A sala de aula não precisa ser apenas um espaço onde você escreve no quadro, explica e o aluno copia a matéria. Para tornar as aulas mais interativas é essencial ir além disso e procurar diferentes ferramentas de ensino.

Busque atividades didáticas que envolvam o aluno durante o processo de aprendizagem.  Se você é professor de Química ou Física, por exemplo, leve experimentos para a aula, ao invés de ficar apenas na explicação.  Se você dá aula de Artes, pode fazer uma oficina de pintura ou desenho em quadrinho. 

Para ensinar os estudantes sobre processos de reciclagem, porque não criar um projeto de coleta seletiva dentro da escola? A iniciativa pode servir para o aprendizado de várias matérias, não só Biologia e Ciências. 

 

2.    Crie atividades em que os alunos são os protagonistas

 

 Para que os alunos criem interesse pelas aulas, eles devem ser colocados em uma posição que vai além de apenas escutar, copiar e fazer exercícios. Eles precisam se sentir engajados, envolvidos pelo tema ensinado.

 Criar aulas interativas são uma excelente solução para que eles tirem os olhos dos celulares e participem ativamente. Promova debates, separe a turma em dois grupos, onde cada um precisa formular argumentos, um a favor e outro contra, sobre determinado tema. Outra alternativa é fazer uma mesa-redonda a respeito do tópico da aula.

 Se você for um professor de história, pode montar um peça de teatro com os alunos sobre o período que estão estudando. Se a aula for de Literatura, proponha que os alunos escolham um livro e façam uma encenação deste.

 Lembre-se de deixar claro que a sala é um ambiente de acolhimento, onde as opiniões de cada um deles é bem vinda, desencoraje atitudes como rir do que o colega disse. Faça com que os alunos sintam que eles são valorizados. Peça ideias sobre como eles acham que poderiam absorver melhor o conteúdo transmitido.

 

3.    Experimente o método de ensino recíproco 

 

 Você já ouviu falar no método de ensino recíproco? Ele é uma estratégia que visa melhorar a compreensão de texto dos alunos e ainda ajuda a desenvolver a comunicação, criatividade, liderança e promove a colaboração dentro de sala.

 A atividade funciona assim, primeiro o professor divide a turma em grupos, distribui o texto e elege o estudante que será o condutor da conversa em cada grupo. Caberá aos alunos explicar e conduzir a discussão sobre os textos, que será dividida em quatro etapas: fazer perguntas, resumir, esclarecer e prever.

 Explique o processo para a turma e tente intervir o mínimo possível. Na primeira parte, os alunos lerão apenas a parte um do texto e a partir deste trecho devem formular perguntas. As quais serão respondidas pelos colegas.

 Depois disso, eles terão que resumir o que leram, você pode pedir, por exemplo, que eles escolham duas palavras que melhor descrevam o trecho lido. O aluno responsável por conduzir a conversa escutará as ideias do grupo e decidirá, em conjunto com os outros, quais palavras usar e porquê.

 Na terceira parte da atividade é hora de esclarecer as dúvidas sobre o texto. Por exemplo, descobrir o significado de palavras que eles desconheciam, discutir trechos que não fizeram sentido ou informações que eles discordaram. Esse é o momento de explorar as múltiplas possibilidades de interpretação e estimular a troca de ideias.

 Para finalizar, é hora de exercitar a imaginação. Peça para os alunos dizerem como eles acreditam que será a continuação da história. Eles podem, inclusive, escrever o final que imaginaram. Feito isso é hora de ler o restante do texto e identificar se eles acertaram em suas suposições.

 

4.    Faça jogos em sala de aula

 

 Jogos são uma excelente maneira de tornar as aulas mais cativantes e atrair a atenção dos estudantes. Mais uma vez, eles deixam de ser apenas ouvintes para participarem ativamente da aula, estimulados pela competição.

 Você pode, por exemplo, fazer um jogo em forma de quiz sobre a matéria. Escreva várias perguntas em papéis separados e coloque-as em uma sacola, um integrante do grupo sorteia uma pergunta que deve ser respondida pelo time oposto.

 Professores de português podem fazer o jogo dos sinônimos ou antônimos. Coloque a sala em círculo, um aluno fala uma palavra e a pessoa ao lado precisa dizer um sinônimo ou antônimo e assim segue o jogo. Essa dinâmica também pode ser feita na aula inglês ou de espanhol também, por exemplo.

 

 O que você achou do nosso post? Você sente que seus colegas de trabalho também gostariam de novas ideias para planejarem aulas mais cativantes? Compartilhe esse post com eles!

 

06
qualicorp
01
02
05