5 motivos para estudar durante as férias

 

O que você acha de estudar nas férias? Sabia que essa é uma prática recomendada? Continuar estudando não significa manter o mesmo ritmo do período escolar, mas, não deixar a busca pelo aprendizado de fora da sua rotina. 

As férias  são uma oportunidade para os alunos, de todas as idades, tirarem um tempo para descansar. Maratonar uma série, viajar, sair com os amigos, tudo isso é muito importante para aliviar o estresse das provas, principalmente aqueles que prestaram o vestibular. Mas, que tal estimular o seu cérebro ao fazer um curso de verão ou procurar ler mais livros, que não estão no currículo escolar?

Confira nosso post e descubra porque é importante manter o hábito de estudar nas férias:

 

  • Não perder o ritmo

 

Durante o período escolar é construída uma rotina de estudos, onde os alunos precisam aprender como  se organizar para dedicar tempo suficiente a cada matéria, fazer exercícios, trabalhos e também focar nos pontos que possuem mais dificuldade. 

Esse ritmo é adquirido gradualmente,  por isso, se o aluno entra de férias e deixa os estudos completamente de lado, isso pode prejudicar a sua adaptação na volta às aulas. Relembrar o conteúdo depois de mais de um mês sem estudar é muito mais difícil.

Mas, isso não quer dizer que é preciso revisar as matérias todos os dias. Que tal tentar lembrar um pouco delas de um forma diferente? Você pode assistir um documentário, fazer um caça-palavras, ir a um museu, ouvir um podcast sobre o tema. Tente fazer com que estudar nas férias seja algo divertido, assim você manterá o seu conhecimento fresco na sua mente e não sentirá tanta dificuldade ao retomar o ritmo das aulas.

 

  • A aprendizagem é um processo contínuo

 

Ter uma mente curiosa, questionadora, se interessar em entender o porquê das coisas é algo que é útil não só na escola, mas na formação do aluno como ser humano. A busca pelo conhecimento deve ser contínua, pois ela não está relacionada apenas as notas e a ser aprovado na escola, novos aprendizados te ajudarão a lidar com diversas situações.

É muito importante que os professores cultivem essa perspectiva junto com seus alunos, ajudando-os a entender como aplicar o conhecimento, adquirido dentro da sala de aula, fora dela. Dessa forma, fica muito mais fácil estudar nas férias, por exemplo, ao ler o rótulo de um shampoo e lembrar-se da função dos componentes químicos que o professor ensinou ou ao visitar uma cidade histórica e relacionar os locais com o que foi aprendido em sala.

 

  • Manter-se atualizado

 

Nós sabemos que o mundo está em constante mudança, a cada dia surgem novas descobertas e invenções, cabe aos professores mostrar aos alunos estes avanços, assim como instigá-los a procurarem saber mais por si mesmos.

Não é possível abranger tudo durante as aulas e as férias são um oportunidade para se atualizar, uma dica é  criar o hábito de ler notícias de diversas áreas.Essa é uma ótima forma de estudar várias matérias ao mesmo tempo. Por exemplo, ao ler uma notícia sobre o desenvolvimento de um novo remédio, você pode relembrar o que aprendeu nas aulas de química e biologia e, também, pratica a interpretação de texto.

Conhecimentos da atualidade são muito cobrados em provas de vestibulares, incluindo o Enem, além de outros processos seletivos. Se você irá prestar um deles no próximo ano, já pode começar a se preparar com essa simples prática.

 

  • Aproveitar para revisar o conteúdo

 

Estudar durante as férias pode ser também uma oportunidade para organizar o que você aprendeu, principalmente para alunos que ingressarão no último ano do ensino médio e, provavelmente, já estão preocupados com a preparação para o Enem. Use as férias para organizar seus materiais de estudo. 

Você pode aproveitar o tempo livre, sem os exercícios e trabalhos, para fazer flashcards com os pontos principais de cada matéria, elaborar resumos e montar um cronograma para o próximo ano letivo. Mas, é importante lembrar que essas tarefas não devem tomar todo o tempo das férias, para absorver mais conhecimento, o nosso cérebro também precisa de um descanso.

 

  • Descobrir novas formas de estudar 

 

Como destacamos aqui, é possível estudar nas férias de várias maneiras, sem que isso signifique ficar o dia inteiro com a cara nos livros e nos cadernos. Que tal usar esse tempo livre para descobrir novas formas de aprender? Assim, você conseguirá fazer com que os estudos sejam também uma fonte de prazer. 

A internet nos oferece vários recursos de aprendizado, use-os a seu favor. Existem vários aplicativos como  jogos, quizzes e vários outros materiais interativos para estudar diferentes matérias, outra ferramenta útil são as vídeo aulas.

Mas não é preciso ficar apenas na internet, fique de olho na programação cultural da sua cidade, muitos centros culturais contam com exposições e eventos gratuitos, especiais para os meses de férias. Essa também é uma forma de conhecer mais a sua cidade e ainda aproveitar o dia com seus amigos.

Qual é a sua dica para estudar nas férias? Você é professor? Compartilhe esse conteúdo com seus alunos para incentivá-los a continuarem sempre em busca de novos aprendizados.

06
qualicorp
01
02
05