6 Dicas de cursos gratuitos online para professores

Como apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o isolamento social continua sendo a melhor forma de combater a pandemia do COVID-19 e controlar o contágio. Por isso, a recomendação permanece, se puder, fique em casa. Você que é um profissional da educação, pode aproveitar esse tempo para fazer cursos gratuitos online para professores, o que acha?

 

Várias plataformas de ensino, inclusive instituições renomadas, como a Universidade de Harvard, oferecem cursos online e de graça e outras liberaram o acesso às aulas para todos, como um incentivo para que as pessoas não saiam de seus lares. Sem dúvidas, este é um momento que traz muitas inseguranças, preocupações e é por isso que cuidar da saúde mental é mais importante do que nunca. 

 

Se dedicar a um curso pode te ajudar a se distrair, até mesmo, a relaxar um pouco e não focar somente nas notícias. Mas, lembre-se, faça os cursos no seu tempo e sem se cobrar, o essencial é se cuidar neste momento. Confira as dicas de cursos gratuitos online para professores que separamos para você:

 

 

  • 1. Universidade de Harvard

 

Localizada nos Estados Unidos, a Universidade de Harvard é considerada uma das melhores do mundo e conta com vários cursos gratuitos online para professores, de diferentes áreas. Por exemplo, o curso sobre engajamento familiar na educação, “Introduction to Family Engagement in Education”.

 

Os cursos são ministrados em inglês e contam com legendas no mesmo idioma. Além de aprender sobre temas importantes, essa também pode ser uma oportunidade para praticar o inglês, desenvolver a escuta e a leitura. Outro curso voltado para a área do ensino é o “Leaders of learning”, que fala sobre processos de aprendizado e liderança. 

 

 

  • 2. Fundação Getulio Vargas – FGV

 

Se você prefere fazer cursos falados em Português, a  Fundação Getulio Vargas (FGV) também oferece inúmeros cursos gratuitos online para professores, de tamanhos variados. É possível participar de cursos de curta duração, como de 2 horas, ou outros mais aprofundados. 

 

Para quem deseja entender mais sobre os debates que o desenvolvimento da internet trouxe no meio da educação, você pode assistir as aulas sobre Cyberbullying, Democracia Digital e Imagens e Direitos na Web.

 

 

  •  3. Teacherflix

 

Uma Netflix de cursos voltada para professores, essa é a proposta da plataforma de ensino Teacherflix. Ela oferece aulas para o aperfeiçoamento profissional de trabalhadores na área da educação e é paga, mas, durante a quarentena, as pessoas que se cadastrarem podem ter acesso gratuito aos cursos por 60 dias. 

 

Os cursos são divididos em diferentes categorias como educação infantil, educação básica, alfabetização e letramento, inclusão e tecnologia. Alguns dos cursos disponíveis são: “A Matemática no processo de ensino e aprendizagem da criança”, “Gestão do tempo no Ensino Fundamental” e “Redes Sociais na Educação”.

 

  • 4. Fundação Bradesco 

 

Através da iniciativa Escola Virtual, a Fundação Bradesco conta com diversos cursos gratuitos online para professores, basta você selecionar a sua área de interesse e descobrir qual tem mais a ver com o que você quer aprender no momento. Por exemplo, o curso “Ensinando com a Web”, que tem como objetivo auxiliar com que professores descubram a melhor forma de usar a internet a seu favor, como um recurso de ensino.

 

Você também pode aproveitar a variedade de temas, para se desenvolver em outras áreas, como aprender sobre a cuidar do seu dinheiro em um curso sobre finanças pessoais

 

 

  • 5. Faber-Castell

 

Para ajudar com que as pessoas consigam enfrentar esse momento de isolamento social com mais tranquilidade, a Faber-Castell também liberou o acesso de graça para vários de seus cursos, como parte da campanha “Em casa com a Faber-Castell”. No site, você encontrará tanto cursos voltados para adultos como para crianças.

 

Os pequenos poderão se divertir com aulas sobre como desenhar criaturas fantásticas e monstros incríveis. Se você quer aprender recursos para criar materiais mais criativos e que despertem o interesse dos alunos, a dica é aproveitar as aulas de lettering e de técnicas de narrativa visual.

 

 

  • 6. Massachusetts Institute of Technology – MIT

 

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mais conhecido pela sua sigla, MIT, é uma das principais referências no mundo quando o assunto é inovação e desenvolvimento tecnológico. Ele oferece vários cursos gratuitos online para professores que querem aprender mais sobre estas áreas e diversas outras.

 

Alguns cursos que você pode conferir por lá, por exemplo, são o “Launching Innovation in Schools”, que fala sobre a criação de iniciativas inovadoras no ambiente escolar, e o “Becoming a More Equitable Educator: Mindsets and Practices”, que aborda práticas que podem ajudar os estudantes a se sentirem mais motivados. As aulas são ministradas em inglês. 

 

O que você achou dessa lista de cursos gratuitos online para professores? Você quer fazer algum deles? Compartilhe o post nas suas redes sociais, para que seus colegas de profissão também se sintam inspirados e possam aproveitar estas ferramentas de ensino, em casa. 

 

06
qualicorp
01
02
05