6 dicas essenciais para cuidar da sua saúde no inverno

 

A estação mais fria do ano já chegou e, junto com ela, é comum também vermos o aumento de casos de resfriado, gripe, crises alérgicas e doenças respiratórias. Para evitar esses problemas é importante ficar atento a sua saúde no inverno.

 Cuidados simples como ingerir bastante água, inserir alimentos com vitamina C na sua dieta e deixar as janelas da casa abertas durante parte do dia, podem fazer uma grande diferença.

 Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para que você possa aproveitar o inverno sem prejudicar a sua saúde. Afinal, exercer o auto cuidado e prestar atenção em nossos hábitos é algo importante em todas as épocas do ano. Confira nosso post:

 

1. Beba bastante água para cuidar bem da sua saúde durante o inverno

 

 No inverno é comum que as pessoas esqueçam de beber água, devido às baixas temperaturas, optando por bebidas quentes. Entretanto, se você quer evitar as doenças típicas dessa estação, manter-se bem hidratado é primordial.

 Procure ingerir ao menos dois litros de água por dia, para não se esquecer, deixe uma garrafinha perto de você, na sua mesa de trabalho, por exemplo, Beber água ajuda a melhorar o metabolismo e também evita o ressecamento da pele.

 

2. Consuma alimentos ricos em vitamina C

 

 A vitamina C ajuda é uma grande aliada do sistema imunológico, auxiliando a fortalecê-lo. Ao ingerir alimentos ricos neste nutriente, você diminui os riscos de sofrer com  diversas doenças, tais como sinusite, pneumonia, dor de ouvido, gripe e resfriado.

Limão, laranja, acerola, caju e brócolis são excelentes fontes de vitamina C. As frutas podem ser consumidas in natura ou em sucos. Opte, entretanto, por beber sucos naturais, pois a maioria dos industrializados possuem alta taxa de açúcar e não preservam os nutrientes e benefícios da fruta. 

 

3. Mantenha os ambientes arejados

 

 Com a queda das temperaturas, as pessoas tendem a fechar todas as janelas e ficar muito tempo em ambientes pouco arejados. Isso é um problema, pois aumenta as chances de contágio de doenças que são transmitidas pelo ar.

Procure abrir as janelas durante algumas horas do dia, para melhorar a circulação do ar e, assim, prevenir a proliferação de vírus e bactérias. A aglomeração de pessoas em locais com ventilação inadequada é um fator que contribui diretamente para o aumento de casos de gripes e resfriados nessa época do ano. 

 Essa dica é válida tanto para a casa, trabalho como para os transportes públicos. Mesmo que o ar frio seja incômodo, lembre-se que estar em um ambiente sem corrente de ar pode ser prejudicial para a sua saúde.

 

4. Lave agasalhos edredons e cobertores antes de usá-los

 

 Com a queda das temperaturas também é hora de tirar os agasalhos, cobertores e edredons mais pesados do guarda-roupa. Mas, antes de usar qualquer um deles é importante lavar cada um com cuidado e deixá-los secando no sol.

Por ficarem guardados por um longo tempo, estes itens podem estar empoeirados, com mofo, fungos e ácaros. Se você sofre com algum tipo de doenças respiratória crônica ou alergias, o cuidado precisa ser redobrado. A higienização correta das peças certamente auxiliará a evitar o desencadeamento de uma crise alérgica. 

 

5. Tome cuidado com a higienização das mãos

 

 Com o aumento de casos de gripe e resfriados é preciso ficar atento aos cuidados de higienização, principalmente das mãos. Estas podem servir como uma fonte de contaminação, carregando vírus e bactérias, por isso não se esqueça de lavá-las durante o dia.

 

6. Aplique filtro solar

 

 É muito comum que nos esqueçamos da importância do filtro soltar durante a estação mais fria do ano. Entretanto, ele deve ser usado no inverno, da mesma forma que fazemos no verão.

 As temperaturas amenas e os dias nublados geram a impressão de que os efeitos dos raios solares sob a pele são inexistentes ou pouco perigosos durante essa época.

 Porém, essa é uma percepção enganosa. É necessário continuar aplicando filtro solar, com FPS 30, no mínimo, para prevenir doenças como o câncer de pele.

 

O que você achou das nossas dicas de como cuidar das sua saúde no inverno? Curta a nossa página no Facebook e confira várias outras dicas como estas.

06
qualicorp
01
02
05