6 tipos de atividades físicas que você pode começar em 2020

 

Você pratica atividades físicas? Colocou na sua lista de metas para esse novo ano entrar na academia ou começar um esporte? Fazer exercícios é muito importante tanto para a saúde física quanto para a nossa saúde mental, você pode aproveitar o começo de 2020 para iniciar uma vida mais saudável e menos sedentária.

A prática regular de atividades físicas têm vários benefícios como melhorar o condicionamento físico e a circulação sanguínea e diminuir os riscos de doenças cardíacas. Além disso, o nosso corpo libera endorfina e serotonina enquanto nos exercitamos, promovendo uma sensação de bem-estar e relaxamento. 

Confira o nosso post e veja qual atividade física mais combina com você, para começar em 2020: 

 

  • 1) Musculação

A musculação consiste em um treinamento com pesos, onde os principais objetivos são aumento de resistência, ganho de força e de massa muscular. Esta é uma das atividades físicas mais procuradas pelas pessoas na academia e possui exercícios variados, com aparelhos que trabalham diferentes partes do corpo. 

A quantidade de peso e os tipos exercícios dependerão do perfil de cada pessoa e podem mudar, na medida em que ela se desenvolve no treino. Melhora do condicionamento cardiorrespiratório, aumento da densidade óssea, redução do risco de diabetes e melhora da postura corporal são alguns dos benefícios dessa modalidade. 

  • 2) Caminhada

Caminhar é uma excelente atividade física, indicada para pessoas de diferentes faixas etárias e, o melhor, você pode praticá-la de graça.  Os benefícios da caminhada são inúmeros, tais como redução da pressão arterial em repouso, controle da glicemia, melhoria das funções respiratórias e cardiovasculares, além de ajudar a combater o estresse e a ansiedade. 

Para inserir esse exercício na sua rotina é importante respeitar os limites do seu corpo, procure aumentar o tempo  e o ritmo da caminhada aos poucos. Não se esqueça de se manter hidratado, caminhar em horários onde o sol não é tão forte, como na parte da manhã ou no final da tarde, e passar protetor solar. Opte por roupas confortáveis e use um tênis indicado para caminhada. 

  • 3) Crossfit

O crossfit é uma modalidade que combina os benefícios de diferentes tipos de atividades físicas em um só  treinamento. Considerado de alta intensidade, o treino dura cerca de 40 a 60 minutos e é formado por exercícios funcionais que trabalham força, agilidade, flexibilidade e resistência cardiorespiratória.

O treinamento é dividido em 4 partes: aquecimento, técnica (desenvolver as habilidades para executar os exercícios), treino do dia (também chamado de workout of the day, em inglês) e relaxamento. Levantar peso, pular corda,  fazer agachamentos e abdominais são alguns dos exercícios que fazem parte do treino. 

Por ser uma modalidade que demanda muita concentração, do corpo e da mente, o crossfit auxilia no alívio do estresse, pois os participantes precisam deixar as preocupações do dia a dia de lado para conseguirem executar as atividades. Além disso, um dos principais benefícios dessa modalidade é melhorar o condicionamento físico.  

  • 4) Dança

Se você não gosta muito de praticar esportes, uma excelente alternativa para fazer atividade física é a dança. Você ainda tem a possibilidade de escolher fazer aulas do ritmo ou estilo que mais gosta, como dança de salão, zumba, ballet fitness, street dance, jazz ou funk. 

O ambiente descontraído das aulas ajudam a se distrair, conhecer outras pessoas, aliviar o estresse do dia a dia e, até mesmo, melhorar a autoestima. A dança também tonifica os músculos, melhora a postura, a coordenação motora, a agilidade e o equilíbrio. 

  • 5) Natação

A natação é considerada uma das modalidades de esportes mais completas e ainda é recomendada para todas as idades, por ser um esporte sem impacto. Ou seja, idosos e crianças também podem aproveitar todos os benefícios dessa atividade física.

A natação é altamente indicada para pessoas que possuem problemas respiratórios, como bronquite e asma, pois através das aulas o aluno aprende a controlar melhor a inspiração e expiração. Outra vantagem da natação é que ela trabalha diversos músculos do nosso corpo ao mesmo tempo, abdômen, pernas e braços são fortalecidos. 

  • 6) Pilates

O foco do pilates é fortalecer a musculatura e proporcionar maior flexibilidade ao corpo, sendo considerado, inclusive, um tipo de terapia para ajudar a melhorar a mobilidade corporal. Ele pode ser feito com aparelhos ou exercícios no solo. 

O pilates é recomendado para pessoas que possuem problemas articulares ou que sofreram lesões por causa da prática de esportes, sendo usado como parte do processo de recuperação. Nesses casos, o fisioterapeuta ou educador físico irá criar um treino personalizado para tratar o problema que a pessoa apresenta. 

 

O que você achou dessas opções de atividades físicas? Ficou animado para começar a praticar uma delas nesse ano? Compartilhe esse post com seus amigos, essa pode ser a oportunidade para vocês darem início a uma vida mais saudável juntos. 

 

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