Aprenda como fazer um bom planejamento anual

 

O final de 2019 já chegou e com ele surgem as expectativas para 2020. Muitas pessoas aproveitam essa época para fazer um balanço do que se passou no ano, tanto de bom como ruim e traçar objetivos para o ano que se inicia. Você gosta de fazer um planejamento anual, criar uma lista de metas? Você coloca seus planos em prática? 

Primeiramente, é importante ressaltar que você não deve se sentir culpado se não realizou tudo que esperava em 2019. Tente olhar para as suas conquistas, mesmo aquelas que parecem meros detalhes,  relembre os bons momentos que você vivenciou, isso certamente te ajudará a ter mais ânimo e energia para o próximo ano e começar a se planejar.

Fazer um planejamento anual, com metas palpáveis, torna muito mais fácil identificar o que é preciso fazer para conquistá-las. Confira nosso post e aprenda como fazer um planejamento anual que te auxiliará a se organizar melhor. 

 

Estabeleça seus objetivos

 

O primeiro passo parece um pouco óbvio quando a gente fala de planejamento anual, mas é crucial tirar um tempo para você refletir com calma sobre quais são seus objetivos reais para o próximo ano e anotá-los. Para se organizar melhor, você pode usar um planner, uma agenda ou um caderno e dividir as metas em diferentes áreas, por exemplo: trabalho, estudo, finanças e pessoal. 

Escrever os objetivos  ajuda a organizar os pensamentos. Procure criar metas específicas, por exemplo, se o objetivo é guardar dinheiro em 2020,  que tal especificar um valor, que seja condizente com a sua realidade, e identificar onde você pode reduzir os gastos?

Anote o objetivo e embaixo liste as ações que precisam ser feitas. Neste caso,  por exemplo: levar marmita para o trabalho ao invés de almoçar fora, analisar se uma compra é necessária antes de efetuá-la,  usar menos aplicativos de transporte particular. Você pode organizar seu planejamento por meses, já colocar estas ações em todos estes, como uma espécie de checklist que você marcará mensalmente. Assim é possível perceber o que você tem colocado em prática e o que pode ser melhorado.

Organize o planejamento anual em semanas e meses

 

O planejamento anual não é apenas uma lista de metas, ele tem como objetivo auxiliar com que você consiga se organizar melhor no dia a dia. Por isso é interessante já pensar no que você pretende fazer mensalmente ou toda semana e inserir no planejamento .

Por exemplo, se uma das suas metas é ter hábitos alimentares mais saudáveis e começar a praticar exercícios. Uma dica é separar um dia da semana para ir ao supermercado, sacolão ou na feira para comprar frutas e verduras, já deixe marcado na sua agenda como uma tarefa semanal.

O mesmo vale para a prática de exercícios, o primeiro passo é pensar em qual tipo de esporte você gostaria de praticar, quantas vezes por semana e como encaixar essa atividade em seus horários. Não tente criar metas inatingíveis, se a correria do dia a dia te permite ir a academia apenas uma vez por semana, por exemplo, está tudo bem. É melhor já programar assim, do que colocar como plano ir 5 dias por semana e não conseguir ir em nenhum porque você já faltou no primeiro. Isso já aconteceu com você?

No trabalho, também é possível fazer uma checklist diária ou semanal, o mesmo vale para os estudos. As tarefas que serão incluídas dependem, claro, do que você traçou como meta. Crie um planejamento que melhor se adeque as suas necessidades.

Separa um dia em cada mês para se organizar

 

Sabe aquela sensação de fazer uma lista imensa de objetivos para o próximo ano e esquecer-se deles já no dia primeiro de janeiro? Isso acontece muitas vezes porque a lista é feita apenas como algo simbólico, mas sem que a pessoa tire um tempo para analisar se é aquilo mesmo que ela deseja, se são objetivos que realmente podem ser realizados em um ano e como agir em direção a conquista deles. 

Por isso, fazer um planejamento anual deve incluir tirar um momento, mesmo que seja apenas uma hora, para revisitar quais são estes objetivos e inclusive mudá-los, se for preciso, todo o mês. A vida é imprevisível, tem muitos aspectos que fogem ao nosso controle, o planejamento não deve ser feito para te infligir culpa porque algo não deu certo. Mas, ao ler as metas que foram traçadas e conferir se as atividades pensadas para aquele mês foram realizadas, você conseguirá ter uma perspectiva muito melhor da sua vida em geral. Às vezes, até mesmo perceber que já conquistou alguns objetivos ou que uma determinada meta não faz mais sentido, porque deu lugar para outro sonho, que também será inserido nesse planejamento. Assim, aos poucos, você consegue se organizar durante o ano em diferentes áreas.

 

O que você acha de fazer um planejamento anual? Conhece alguém que ama fazer planos e listas ? Compartilhe esse post com ela e com aquelas pessoas que você sabe que querem ser mais organizadas em 2020.

 

06
qualicorp
01
02
05