BNCC na educação infantil – Base Nacional Curricular Comum

 

Você sabe como funciona a BNCC na educação infantil? A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é um documento, criado pelo governo, que define as aprendizagens essenciais, que devem ser desenvolvidas por todos os alunos.

 A BNCC engloba todas as etapas e modalidades da Educação Básica, passando pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Ela tem como objetivo assegurar  os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Ela é usada como referência para a criação dos currículos escolares nas redes estaduais e municipais. Confira o nosso post e aprenda mais sobre a BNCC na educação infantil. 

 

A educação como agente transformador

 

A Base Nacional Curricular Comum visa mobilizar o conhecimento, habilidades práticas, atitudes e valores para que os alunos tenham o pleno exercício da sua cidadania. 

As competências da BNCC na educação infantil, e em  todas as outras etapas, segue o princípio de que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza”.

Dessa forma, mantendo-se alinhada à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

 

Competências gerais da educação básica previstas pela BNCC

 

 As principais competências, que servem como base para o BNCC na educação infantil são:

 

  1.     Valorizar  e usar os conhecimentos construídos historicamente para contribuir na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

  2.     Fomentar a curiosidade intelectual, a imaginação e a criatividade, por meio de investigação, reflexão e análise crítica para compreender e solucionar problemas.

  3.     Valorizar manifestações artísticas e culturais, locais e mundiais.

  4.     Utilizar diferentes linguagens

  5.     Estudar, usar e criar tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma crítica, para produzir e disseminar o conhecimento.

  6.     Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais.

  7.     Usar fatos, dados e informações confiáveis para defender pontos de vista que promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental, o consumo responsável e o posicionamento ético.

  8.     Cuidar da saúde física e emocional.

  9.     Exercitar a empatia e o diálogo, promover o respeito ao outro, acolhendo as diferenças, sem preconceitos de nenhuma forma.

  10.   Agir com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

 

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil

 

A BNCC na educação infantil tem como eixo estruturante as interações e brincadeiras e prevê que durante essa fase de ensino sejam garantidos 6 direitos básicos dos alunos, que permitirá com que as crianças tenham condições de se desenvolverem e aprenderem. 

 Devem ser assegurados os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Os campos de aprendizagem que devem ser desenvolvidos nessa etapa são:

 

  •     O eu, o outro e o nós.

  •     Corpo, gestos e movimentos.

  •     Traços, sons, cores e formas.

  •     Escuta, fala, pensamento e imaginação.

  •     Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

Objetivos de aprendizagem por faixa etária

 

Os objetivos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC na educação infantil são divididos de acordo com a faixa etária das crianças: bebês ( 0 a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas ( 4 anos a 5 anos e 11 meses).  

Sendo que os dois primeiros se referem a quando a criança ainda está na creche e o último à pré-escola.

 

Bebê

 

Nessa fase, o professor deve focar em na interação da crianças com os alunos da mesma faixa etária e ajudá-la a aprender a reconhecer as possibilidades e limites do seu corpo, durante as brincadeiras e interações. 

 Também é importante pensar em formas de ensiná-las a se expressarem e  desenvolverem o entendimento de que suas ações têm consequências em relação ao outro.

 

Crianças bem pequenas

 

Durante esta etapa da educação infantil, O BNCC orienta que o professor direcione suas aulas para ensinar aos alunos a demonstrarem cuidado e solidariedade ao interagirem, a desenvolverem uma imagem positiva de si e a aprenderem a compartilhar. 

 Outro ponto destacado é que as crianças comecem a entender e perceber que as pessoas possuem características físicas diferentes, compreendendo a importância de respeitá-las desde cedo.

 

Crianças pequenas

 

Nesta fase, quando a criança já está na pré-escola, alguns dos principais objetivos  de ensino são que ela aprenda a demonstrar empatia, agir de forma independente e a ampliar suas relações.

 Além disso, também devem ser trabalhadas atividades que despertem o interesse e respeito por diferentes modos de vida e culturas, de forma que ela seja capaz de  aprender a valorizar suas características e as dos outros.

 O respeito mútuo deve ser estimulado o tempo todo, principalmente quando o professor tiver que lidar com qualquer conflito entre os alunos. Incentive-os a comunicarem suas ideias e sentimentos.

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