Como construir um Lapbook

Você dá aula para o ensino fundamental? Se sim, certamente entende da importância de criar aulas e atividades que aliem o aprendizado com o lúdico, onde se divertir é também uma forma de assimilar o conhecimento. Uma ideia para promover isso dentro da sala de aula é construir um lapbook. 

 

O lapbook é um  livro interativo, que é construído pelo aluno,  com um conteúdo que vai muito além de textos. Ele inclui ilustrações, colagens, dobraduras, espaços para colocar novas informações em forma de uma pasta e envelope, por exemplo.

 

O que você achou dessa ideia? O bom é que o lapbook pode ser adaptado a qualquer matéria, você é quem irá determinar qual será o foco desta atividade. Confira o post e aprenda como fazê-lo.

 

 

Defina o tema do lapbook

 

O primeiro passo para planejar este trabalho com os alunos é definir qual será o tema do lapbook e, a partir daí, pensar em como ele será dividido e quais conteúdos os alunos terão que inserir nele. 

 

Por exemplo, se será um lapbook sobre a história do Brasil, você pode dividi-lo em  períodos como colônia, império e república. Se você dá aula de ciências e o tema será a classe dos animais, os subtemas pode ser mamíferos, répteis, aves e anfíbios. 

 

Independente da matéria, determine o que você quer abordar, qual o objetivo da atividade e identifique os tópicos que tem a ver com a sua aula. Faça uma pesquisa prévia para descobrir o tipo de material disponível em relação ao tema, incluindo exercícios interativos, como quizzes, quebra-cabeças e outros jogos que podem ser inseridos no lapbook.  

 

Cada aluno deve fazer o seu lapbook

 

É muito importante destacar para os alunos que cada lapbook deve ser criado de forma individual, que os temas e os subtópicos servem como um guia para a realização da atividade, mas eles devem colocar a mão na massa e pensar em formas criativas de apresentar o conteúdo no trabalho. 

 

O lapbook é uma oportunidade para que o aluno demonstre seus conhecimentos de forma subjetiva, da maneira em que ele acredita ser melhor para entender a matéria. Por exemplo, ele poderá escolher o formato do livro, as cores, as ilustrações, as dobraduras e os exercícios interativos que irá colocar..

 

Quando os alunos terminarem os lapbooks, uma dica é fazer uma exposição dos livros para que todos possam conhecer o trabalho dos outros estudantes e também apresentarem os seus. Destaque a importância de cada um expressar a sua criatividade e incentive a autonomia deles. 

 

 

Materiais para criar o livro

 

Os materiais para criar o lapbook variam de acordo com o que você tem disponível na escola, mas o básico é:

 

  • Cartolina para fazer a capa, contracapa e páginas do livro
  • Jornais e revistas para recortar ilustrações ou textos
  • Cola
  • Tesoura
  • Lápis de cor
  • Folhas A4 brancas ou coloridas 

 

A quantidade de material dependerá do tamanho do lapbook. Para auxiliar os alunos na montagem, você também pode levar materiais impressos, por exemplo, um mapa, um gráfico ou uma tabela que são essenciais para compreender o tema da aula. 

 

Os alunos podem utilizar outros materiais para decorar o livro interativo, como tintas, glitter e canetinhas, deixe-os usarem a imaginação. 

 

Como fazer o lapbook

 

A construção manual do lapbook é bem simples, o aluno irá pegar a cartolina e dobrá-la no meio ou dividi-la em três, onde o livro é aberto como se fossem duas portas de um armário. Feito isso, cabe ao alunos dividirem os espaços da cartolina e decidirem o que eles colocarão em cada parte, dentro do que você já delimitou. 

 

Lembre-os de escrever o tema do lapbook e o nome deles na capa. Algumas sugestões para inserir no lapbook para torná-lo interativo são:

 

  • Minilivro: fazer um pequeno livro com um resumo da matéria para colar dentro do lapbook
  • Envelopes: colar o envelope no lapbook e colocar cartões com gravuras e curiosidades sobre o tema
  • Cartões: dobrar um papel em formato de cartão e inserir uma ilustração ou um quiz da matéria dentro dele
  • Post-its
  • Adesivos

 

O que você achou dessa ideia? Você já fez um lapbook com seus alunos? Compartilhe o nosso artigos nas suas redes sociais e inspire seus amigos a fazerem aulas mais dinâmicas e interativas. 

 

 

06
qualicorp
01
02
05