Como os professores podem ajudar os alunos na reta final do Enem?

 

A reta final do Enem já chegou. Para milhares de alunos que querem conquistar a vaga dos sonhos nos cursos das maiores universidades do país, os dias 3 e 10 de novembro serão decisivos. Como professor, o seu papel pode ser fundamental para ajudá-los a se preparar. 

 Neste ano, o Enem contou com mais de 5 milhões de inscritos, a concorrência é grande e pode ser assustadora para os alunos. Transmitir confiança e segurança é de extrema importância nesse momento, muito além de apenas ensinar o conteúdo.

 No primeiro dia do Enem serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos (45 questões), Ciências Humanas (45 questões) Redação. Já no segundo dia, os estudantes farão os testes de Matemática (45 questões) e Ciências da Natureza (45 questões).

 As provas terão duração 5h30 e 5h, respectivamente. Todos os alunos devem chegar no local onde realizarão o Enem até 13h, de acordo com o horário de Brasília.

Quer saber mais sobre como ajudar seus alunos nessa reta final do Enem? Confira as dicas que separamos para você!

 

Reveja a estrutura do Enem com seus alunos

 

Conhecer a estrutura das provas do Enem e os modelos de questões é um diferencial, que ajudará o aluno a entender o que a prova requer dele e também como administrar o tempo durante a aplicação do teste. 

 Por isso, uma dica valiosa é aproveitar a reta final do Enem para aplicar simulados dentro de sala. Busque as provas dos anos anteriores e faça as questões junto com as suas turmas.

Ajude-os na interpretação dos enunciados, a compreender o que a questão pede e como aplicar o conhecimento das matérias. Destaque a importância de não focar nos erros, mas, principalmente, aprender através deles.

 Aconselhe os alunos a analisarem quanto tempo eles normalmente levam para completar as prova, contando com a redação e o preenchimento do gabarito. Assim, eles evitam correr o risco de deixar uma parte do teste em branco, por causa do número de horas do Enem.

 

Prepare aulas de revisão

 

A internet oferece vários materiais preparatórios para o Enem, com análises, inclusive, de quais serão os temas mais prováveis de cair na prova. Para essa reta final do Enem, vale a pena dar uma pesquisada no conteúdo da sua matéria e fazer uma revisão voltada para estes temas. 

 A revisão é uma síntese do que o aluno já viu, lembre-os disso. Destaque os pontos principais e procure focar nos exercícios. Esse é o momento para colocar em prática o que eles aprenderam e, claro, sanar dúvidas.

 

Relembre os alunos das regras do Enem

 

É de responsabilidade dos inscritos lerem o edital e ficarem atentos às regras do Enem, entretanto, você também pode ajudá-los ao repassar as normas dentro de sala de aula e oferecer algumas dicas. 

 Por exemplo, lembre-os que é permitido usar apenas  caneta esferográfica de tinta preta para preencher o gabarito, do contrário o teste será anulado. É recomendável levar duas canetas para evitar imprevistos.

 Outra dica essencial é que eles fiquem atento ao horário e saiam de casa com antecedência. Ninguém vai querer perder a chance de ingressar na universidade por chegar atrasado no dia da prova.

 

Destaque a importância de relaxar durante a reta final do Enem

 

Muito além de ajudar seus alunos com o conteúdo das provas, é importante ressaltar a necessidade de tentar se manter relaxado nessa reta final do Enem. Lembre-os de procurarem fazer algo que eles gostam, como ir ao cinema ou sair com os amigos.

 Em meio a tantas revisões, resumos e simulados, é muito comum esquecer que a mente precisa estar descansada para conseguir fazer uma boa prova. A exaustão aumenta os níveis de estresse, que podem dificultar muito na hora de se concentrar, mesmo que o estudante tenha domínio de todo o conteúdo.

 Que tal fazer uma dinâmica ou um jogo na semana anterior ao Enem? Junto com os outros professores, é possível pensar em uma atividade interdisciplinar que ajude os alunos a descontraírem e aliviarem toda a tensão.  

 

O que você achou do nosso post? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outros profissionais da educação a entenderem como eles podem preparar os alunos para a reta final do Enem!

 

 

06
qualicorp
01
02
05