Estou estressada? Como o estresse influencia em nossas vidas e como podemos preveni-lo.

 

Você sente que a sua rotina é cada vez mais corrida? 24h não são suficientes para fazer tudo que você precisa no dia? Problemas no trabalho, cuidar da família, estudar, tudo isso combinado por levar ao aumento do estresse.

 Porém, viver estressada não pode ser visto como algo natural, o estresse pode ter consequências sérias tanto na nossa saúde emocional como física. É importante procurar identificar as causas dele e buscar atividades que te ajudem a relaxar.

 Quer saber mais sobre esse assunto? Confira o nosso post.

 

O que é o estresse

 

Como podemos definir o que é o estresse? Ele é uma reação apresentada pelo nosso corpo quando enfrentamos situações que a nossa mente enxerga como prejudicial.  

Como resposta a situação em que você se sente ameaçado, ocorre uma reação química no corpo, onde a frequência cardíaca e a respiração aceleram, a pressão arterial aumenta e os músculos se contraem. 

Essa reação acontece para nos proteger do perigo e nos permite agir em momentos de risco. Por isso, quando falamos em combater o estresse isso não quer dizer torná-lo inexistente, pois, em pequenas doses, ele pode te ajudar a enfrentar determinadas situações e evitar que você se machuque.

 

O que causa o estresse

 

O estresse pode ser causado por diversos fatores, depende da pessoa. Uma situação considerada estressante por alguém pode ser vista como algo tranquilo por outra, isso não quer dizer que o que ambas sentem é menos válido. 

Cada pessoa tem uma história de vida completamente diferente e isso irá afetar diretamente nos motivos que fazem com que ela se sinta estressado. A forma de lidar com o estresse também não é a mesma para todos. 

Enquanto algumas pessoas internalizam o estresse e até aparentam estar calmas externamente, outras são mais nervosas, reclamam e brigam constantemente. Entretanto, xingar ou guardar tudo para si não são maneiras efetivas para tratar o estresse.

 

Diferentes tipos de estresse

Estresse agudo

 

O estresse agudo é a reação do seu corpo quando você precisa enfrentar um desafio. Por exemplo, uma briga com um amigo, um problema no trabalho ou ao  receber uma notícia ruim. 

 Por serem episódios isolados, eles não apresentam consequências graves para o nosso organismo, exceto no caso de eventos traumáticos, como quando a pessoa vivencia um acidente quase fatal ou é vítima de um crime. Nestes casos, ela pode desenvolver sérios problemas emocionais, como o transtorno de estresse pós-traumático.

Estresse agudo episódico 

 

Este tipo de estresse acontece quando a pessoa enfrenta as mesmas situações que causam estresse agudo com muita frequência. Isso é algo comum quando a pessoa tende a focar no lado negativo das situações, se mantendo em um estado constante de tensão. 

 Por exemplo, se você trabalha todos os dias com medo de ser demitida, nunca está satisfeita com o seu desempenho, não se permite descansar, e exige demais de si mesma. A preocupação excessiva em relação a situações cotidianas é uma grande causadora desse tipo de estresse.

 Nestes casos, o estresse pode ter efeitos graves na saúde. Por viver sempre estressada, a pessoa aceita isso como parte da vida e não dá a devida atenção ao problema, que pode acarretar em transtornos de ansiedade, gastrite e até úlceras.

Estresse crônico

 

Como o próprio nome indica, o estresse crônico é aquele que dura por períodos longos de tempo. A pessoa se sente em um  estado de estresse constante e enfrenta muita dificuldade para conseguir relaxar, mesmo em situações que não aparentam ser estressantes. 

 Assim como no segundo caso, o estresse torna-se algo comum, naturalizado. Por viver com ele todos os dias, a pessoa acredita que ele faz par parte da sua personalidade e que não pode ser evitado.

 

Efeitos do estresse no nosso corpo

 

O estresse pode ter vários efeitos em nosso corpo, principalmente quando ele é crônico ou agudo episódico. Entretanto, mesmo em situações isoladas de estresse já é possível perceber alguns efeitos, por exemplo, sensação de queimação no estômago ao ter que se apresentar em público. 

 Quando os níveis de estresse aumentam, a pessoa pode apresentar vários sintomas, como:

 

  • Dores de cabeça
  • Dores crônicas
  • Alergias e outros problemas de pele
  • Insônia
  • Problemas digestivos
  • Mudanças do apetite
  • Aceleração dos batimentos cardíacos
  • Sudorese 
  • Tensão Muscular
  • Gastrite

 

Como combater o estresse

 

Agora que você entendeu um pouco dos tipos de estresse e os sintomas que ele desencadeia em nosso corpo, a pergunta que fica é: como evitá-lo? Muitas vezes não é possível fugir das situações estressantes do dia a dia, mas existem práticas que podem te auxiliar a lidar com elas. 

 A primeira delas é fazer terapia, o psicólogo é o profissional mais indicado para te ajudar a identificar o que engatilha o seu estresse e quais atividades são eficazes para tratá-lo, no seu caso.

 Praticar esportes é outra coisa que ajuda muito a controlar o estresse. O nosso corpo libera mais endorfina durante estas atividades, o que gera a sensação de bem-estar.

 Fazer exercícios de respiração quando você se sentir nervoso, praticar meditação e yoga são técnicas que também farão diferença e te permitirão levar uma vida mais tranquila. Procure tirar um tempo para você mesma e se cuidar.

 

O que você achou do nosso artigo? Você sofre com estresse? O que você faz para tentar relaxar? Conta para a gente nos comentários.

 

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