Ferramenta de ensino e aprendizado: 6 dicas de podcasts para professores

Você tem o costume de ouvir podcasts? Disponibilizados em diversas plataformas na internet, eles são uma forma de criar conteúdos em áudio e debatem sobre inúmeros assuntos, basta escolher o tema que tem interesse e apertar o play. Inclusive, existem muitos podcasts para professores, onde você terá a oportunidade de se atualizar, descobrir novas metodologias e criar novas ideias para suas aulas.

 

Os podcasts já fazem sucesso mundialmente e muitas pessoas escolhem essa mídia para compartilhar seus conhecimentos. Você pode não só aprender com eles, como também aproveitá-los para suas aulas, por exemplo, ao sugerir que os alunos escutem um episódio com o tema da matéria. 

 

A tecnologia pode e deve ser usada como uma aliada da educação, isso não é diferente quando o assunto são os podcasts e ainda tem a vantagem que você pode ouvi-los enquanto arruma a casa ou no seu carro, por exemplo. Confira as dicas de podcasts que separamos para você e mergulhe nessa jornada de aprendizado. 

 

  • 1. Fala aí, professor

 

O podcast “Fala aí, professor” é produzido pelo portal Nova Escola, que é focado em educação e formação do professor.  Nele são  abordados diversos temas sobre desafios vivenciados por profissionais desta área e conta com a entrevista de especialistas, que auxiliam a pensar estes assuntos sob diferentes perspectivas. 

 

A relação com o coordenador pedagógico, defasagem e como fazer a inclusão de verdade são alguns dos tópicos já discutidos por lá. Cada episódio tem cerca de 25 minutos de duração.

 

  • 2. Fronteiras da Ciência

 

Produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o “Fronteiras da Ciência” é um podcast para professor e para alunos, que procura explicar um pouco mais sobre a ciência presente em nosso cotidiano. 

 

“Numa atmosfera descontraída – como numa roda de mate – cientistas conversam sobre assuntos do momento e tentam preencher as lacunas deixadas pelo sistema educacional e pela desinformação dominante na mídia. Por que saber é um direito de todos.” É como os organizadores definem o projeto que já debateu temas como racismo, medicina aeroespacial e as raízes da civilização. É uma dica de podcast que você pode aproveitar também como material para suas aulas. 

 

 

  • 3. Folha na Sala

 

O jornal Folha de S.Paulo também tem um podcast para professores onde são debatidas notícias e tópicos relacionados às dúvidas e vivências dos educadores, o “Folha na Sala”. Através dos episódios, você irá aprender mais sobre a área, além de se manter atualizado em relação às discussões atuais. 

 

Por exemplo, alguns dos últimos temas do podcast foram “saiba como organizar o trabalho em casa e dormir melhor” e “ o difícil caminho dos professores negros na educação brasileira”. 

 

  • 4. Papo de Educador

 

“Um lugar amigável para discutir inovação escolar, novas metodologias e educação” é assim que este podcast para professor  “Papo do Educador” se descreve. Os episódios promovem um diálogo em relação a novas teorias e práticas dessa área, o que auxilia com que os professores se mantenham em um processo de  formação contínua. 

 

Você poderá escutar episódios que abordam os mais variados assuntos, por exemplo, “Escola contra o coronavírus”, “O papel da família na educação escolar” e “O poder dos memes na educação”. Com certeza, você encontrará diversos conteúdos interessantes. 

 

 

  • 5. Nada sei

 

Produzido pela B9, o podcast para professores “Nada Sei” tem como objetivo ajudar os profissionais da área a compreenderem melhor os fatores que exercem impacto nos processos de ensino e aprendizagem. Ele propõe uma conversa para refletir sobre formas  de melhorar a educação.

 

Nos episódios, eles já falaram da diferença entre ouvir e escutar, a potência de aprender pela observação, como estudar, aprender fazendo, como lidar com o erro, aprendizagem como uma via de mão dupla e o papel da emoção. 

 

  • 6. Caixa de histórias

 

Na correria de ministrar e preparar as aulas, você fica sem tempo de ler novos livros, mas gostaria de explorar mais o universo da literatura?O “Caixa de Histórias” não é exatamente um podcast para professores, mas pode te ajudar nessa tarefa literária e ainda pode ser usado como indicação para os alunos.

 

Também produzido pela B9, o podcast apresenta trechos de audiolivros, uma forma diferente de apreciar a literatura, que certamente pode servir como uma ferramenta de ensino. Lá você encontrará livros clássicos como “Moby Dick”, “O velho e o mar” e “Metamorfose”. Além disso, o podcast também conta com episódios que analisam algumas obras. 

 

O que você achou das nossas dicas de podcast para professores? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e inspire seus amigos a buscarem conhecimento por meio dos recursos que a  internet nos oferece. 

 

 

 

06
qualicorp
01
02
05