Participação dos pais na vida escolar dos filhos: como incentivar a presença deles

A participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para que as crianças e adolescentes se sintam motivados a se dedicar aos estudos. Além disso, ao acompanhar de perto o desempenho do filho durante o ano letivo, os pais são capazes de identificar imediatamente quando há qualquer problema, seja ele relacionado a dificuldade de aprendizagem ou até mesmo em casos bullying.

Cientes da diferença que os pais fazem na vida dos alunos, é muito importante que os diretores, pedagogos e professores procurem pensar formas de como incluir a família em atividades promovidas pela escola.

Quer saber como fazer isso? Confira o nosso artigo e aprenda mais sobre esse assunto:

 

Realize reuniões periódicas com os pais

Ter um momento onde os responsáveis pelos estudantes podem conversar com os educadores de seus filhos é essencial para fomentar a participação dos pais na vida escolar do aluno. Por isso, é imprescindível que a escola já inclua no calendário escolar reuniões periódicas, deixando as datas marcadas para que os pais consigam se organizar com antecedência.

Ressalte que a reunião é um ambiente de troca, onde os pais podem e devem tirar todas as suas dúvidas. Esse encontro não deve ser apenas um momento para transmitir comunicados gerais, mas também uma oportunidade para dialogar com os professores individualmente e entender onde a criança ou adolescente precisa melhorar e quais são seus pontos fortes.

Dessa forma, é possível criar uma relação de confiança entre a escola e a família, uma vez que os pais se sentem seguros por perceberem que seus filhos são ensinados por profissionais que dão atenção a cada um deles.

Os professores, por sua vez, conseguem ter  os pais como aliados, ao incentivar que o que é ensinado na escola seja reforçado em casa. Por exemplo, quando o pai ajuda o filho com o para casa e olha seus cadernos diariamente.

 

Promova eventos para toda a família na escola

A participação dos pais na vida escolar do aluno não se resume a ir a reuniões e assinar os boletins. Pelo contrário, para que eles se sintam integrados à escola, é recomendável oferecer a oportunidade de estar presente em momentos diversos.

Uma ótima forma de fazer isso é através da realização de eventos escolares, tais como feiras culturais, de ciências, comemoração do dia família, show de talentos, entre outros.

 Os alunos ganham uma motivação extra para elaborarem os trabalhos e apresentações, que farão parte do evento. Além disso, é uma oportunidade de promover atividades didáticas fora da sala de aula, unindo diversão e aprendizado. Ao mesmo tempo, também é um momento de confraternização com a comunidade escolar.

Os pais certamente ficarão felizes ao verem seus filhos envolvidos nestas atividades, que podem ser uma apresentação de teatro, dança ou a realização de um experimento de ciências. Outra dica é pensar em brincadeiras e dinâmicas em que os pais e os estudantes participem em conjunto, como um jogo de perguntas ou de mímicas.

 

Criar canais efetivos de comunicação com os pais

Além da reuniões e eventos também é importante pensar em  meios que possibilitem a comunicação direta com a escola no dia a dia. Os pais precisam saber como e com quem entrar em contato para conversar sobre seus filhos e estarem inteirados a respeito de provas, projetos e atividades que são implementadas durante o ano letivo.

Algumas escolas adotaram, por exemplo, a criação de grupos no WhatsApp, com os pais e educadores, para servir como uma plataforma de envio de avisos e também para tirar dúvidas imediatas. Os meios de comunicação que serão usados já devem ser estabelecidos já no início das aulas.

Converse com os pais sobre quais são as melhores formas para manter esse diálogo. Pode ser, por exemplo, através da agenda escolar do aluno, bilhetes no caderno, e-mail ou por telefone. Em casos onde é necessário resolver situações mais graves, entretanto, é fundamental que a escola tenha alguém responsável para receber os pais e com horários já reservados para isso.

O que você achou do nosso artigo? Para você o que pode ser feito para aumentar a participação dos pais na vida escolar dos alunos? Compartilhe esse post com outros profissionais da educação e estimule esse debate na sua escola também

 

 

06
qualicorp
01
02
05