Professoras: como cuidar da saúde na correria do dia a dia

 

Você cuida da sua saúde ou acaba deixando ela de lado, por causa da rotina corrida do trabalho como professora? De acordo com as professoras entrevistadas na pesquisa “Perfil de saúde de professoras da educação básica de escolas públicas de montes claros- mg”, publicada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),  a falta de tempo é a principal razão que as impede de aderir a um estilo de vida mais saudável.

 

Apesar da preocupação com o trabalho e outras responsabilidades pessoais serem fatores que muitas vezes nos faz negligenciar os sinais que o nosso corpo dá, é essencial prestar atenção à ele, para se prevenir contra o desenvolvimento de doenças graves e também evitar quadros de estafa completa, que afetam tanto o físico quanto o emocional. 

 

Mesmo com pouco tempo é possível inserir algumas mudanças pequenas, mas de muita significância, na sua rotina, que te ajudarão a ter uma melhor qualidade de vida e a  cuidar da saúde. Confira: 

 

Ter uma alimentação equilibrada

O que nós comemos influencia diretamente na nossa saúde, por exemplo, para prevenir o desenvolvimento de diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial, por isso uma forma básica de cuidar da saúde é manter uma dieta equilibrada. Com a falta de tempo, é comum recorrermos a alimentos de preparação rápida, como congelados, ou  comer em restaurantes. 

 

Uma forma de garantir que você irá ter uma alimentação rica em legumes e verduras é levar marmita para a escola, o que também auxilia a poupar dinheiro durante o mês. Para que cozinhar não te tome mais tempo, a dica é preparar  os alimentos para a semana inteira em apena um dia, separe tudo em porções diárias e congele. Se quiser, você pode levar, ainda, uma fruta para o lanche da tarde.

 

Beber água

Entre uma aula e outra, você se lembra de beber água? Estar bem hidratada é primordial para garantir o bom funcionamento do organismo, pois a água é ponsável pelo transporte de nutrientes e regulação da nossa temperatura corporal, entre diversas outras funções. A água compõe cerca de 60% do corpo de um ser humano adulto. 

 

Para não se esquecer de tomá-la, crie o hábito de andar com uma garrafinha de água, inclusive durante as aulas, e aproveite os intervalos para enchê-la novamente. É recomendável beber ao menos 2 litros de água por dia, assim você previne o aparecimento de pedras nos rins, facilita a digestão e melhora a circulação sanguínea, além de garantir uma pele muito mais viçosa, por exemplo. 

Passar protetor solar

 

Aplicar o protetor solar só irá tomar alguns minutinhos do seu dia e é de extrema importância para cuidar da saúde, prevenindo o desenvolvimento do câncer de pele. Outras vantagens de usar  protetor solar é que ele ajuda a combater o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce, além de evitar com que ocorram queimaduras de sol. 

 

Use um protetor solar com fator alto, de FPS 30, no mínimo, e espalhe nas áreas que estarão expostas ao sol, 30 minutos antes de sair de casa. Não se esqueça de aplicá-lo nas orelhas, no pescoço e nas mãos.  Para adicionar uma proteção extra ao caminhar no sol, você pode também usar um chapéu ou uma viseira.

Fazer exercícios físicos diariamente

 

Encontrar tempo para fazer exercícios físicos muitas vezes é um empecilho para inseri-los na rotina, mas os benefícios  fazem o esforço valer a pena. Se exercitar apresenta vários benefícios como melhora do condicionamento físico, fortalecimento do sistema imunológico e redução dos riscos de doenças cardíacas.

 

Além disso, exercícios físicos também auxiliam a cuidar da saúde mental, eles são recomendados no combate contra a ansiedade, depressão e o estresse, por exemplo. Que tal dedicar ao menos 30 minutos por dia para a prática de um esporte ou atividade física que você gosta? Pode ser uma caminhada, andar de bicicleta ou fazer exercícios nas academias compartilhadas, que ficam nas praças das cidades. 

Cuidar da postura

 

Professoras passam muito tempo em pé durante as aulas, por isso é preciso ficar atenta a postura para não prejudicar a sua saúde. Procure utilizar um calçado confortável e não fique o tempo todo na mesma posição, para evitar problemas de circulação e de varizes, além do inchaço nas pernas e nos pés.

 

Se possível, sente um pouco durante a aula ou nos intervalos, para que seus pés tenham um descanso. Na hora de corrigir os exercícios e provas dos aluno e planejar as aulas, adeque a cadeira a altura da mesa e tente encostar a lombar totalmente na cadeira, deixando a coluna ereta e com o pescoço e ombros relaxados.

Marcar consultas pela Rede Vital

Outro fator muito importante para cuidar da saúde é manter as idas ao médico em dia, incluindo fazer um check-up periodicamente. Para te ajudar nisso, a Rede Vital conta com vários médicos conveniados, que oferecem descontos diferenciados para nossos associados, permitindo assim com que você tenha acesso aos melhores profissionais e serviços de saúde.

 

Além disso, você pode marcar uma consulta com muito mais rapidez através do agendamento pelo nosso site, por whatsapp ou na nossa central de atendimento por telefone. Nós sabemos a importância de cuidar da saúde e queremos te ajudar a cuidar da sua, com praticidade, rapidez e qualidade. Entre em contato conosco e saiba mais através do link:

 

 https://www.vital.org.br/conteudo/comunique/sac 

 

Ou através da central de marcação de consultas:

 

Belo Horizonte 

0800 726 4722

Tel.: (31) 3073-4722

Whatsapp: (31) 99933 4722

 

Conselheiro Lafaiete

Tel.: (31) 3721-5320

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