Serviços de saúde na terceira idade

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os anos de 2012 e 2018, houve um crescimento de 26% da população brasileira com 65 anos ou mais. Se você se encaixa nessa parcela da população ou tem pessoas próximas que fazem parte do grupo da melhor idade, provavelmente se preocupa em relação ao acesso a serviços de saúde na terceira idade, não é?

Garantir a qualidade de vida e bem-estar dos idosos deve ser uma prioridade. Contar com um atendimento de qualidade na área da saúde é fundamental em qualquer faixa etária, mas nessa fase requer um cuidado redobrado. Confira o nosso post e aprenda mais sobre esse assunto:

 

Atendimento de qualidade e segurança

A tranquilidade de saber que você terá atendimento médico à sua disposição, se necessário, é uma das principais preocupações relacionadas ao acesso a serviços de saúde na terceira idade. 

Atendimento 24 horas, desconto em medicamentos por redes credenciadas e tratamento em casa, para a realização de exames ou se a pessoa estiver acamada, são diferenciais que auxiliam tanto o idoso quanto os familiares. 

Outra questão fundamental é a segurança de poder contar com clínicas e hospitais com excelente infra-estrutura e de alta qualidade, capacitadas com os recursos necessários para oferecer o melhor tratamento aos seus pacientes.

 

Prevenção de doenças

A medicina preventiva também é muito importante quando o assunto é garantir o bem-estar e cuidar da saúde, afinal o médico não deve ser procurado apenas em emergências. Pelo contrário, o idoso deve fazer um acompanhamento contínuo, através de consultas e exames periódicos.

Isso facilita com que problemas de saúde sejam detectados previamente, impedindo que se desenvolvam para quadros graves e facilitando seu tratamento. Além disso, por meio dos exames também é possível identificar se há a propensão para o aparecimento de alguma doença e atuar de forma preventiva. Por exemplo, se há uma acompanhamento dos níveis de glicose do paciente, o médico consegue alertá-lo para modificar sua dieta, antes que ele se torne diabético. 

Contar com um acompanhamento profissional é a melhor forma para que o idoso seja orientado a adotar hábitos saudáveis e descubra o que fazer para manter sua saúde sempre em dia.

 

Tratamento de doenças crônicas

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 69% dos idosos no Brasil são acometidos por ao menos uma doença crônica. As mais comuns são diabetes, hipertensão, artrite, dores na coluna e depressão.  Sem o acesso a serviços de saúde na terceira idade, esses quadros se agravam e impedem com que o idoso tenha qualidade de vida

Para que esses quadros sejam tratados de forma apropriada e que o idoso consiga conviver com essas doenças, garantindo seu bem-estar, ele precisa ter um acompanhamento médico constante. O que, infelizmente, muitas vezes não é possível através do Sistema Único de Saúde (SUS), devido a longa espera por atendimento.

Também é importante ressaltar que o tratamento de doenças crônicas demanda não só o uso dos remédios prescritos pelo médico, com uma mudança de hábitos. É fundamental inserir a prática de atividades físicas no dia a dia e ter uma dieta balanceada, montada junto com o seu médico ou um nutricionista. 

 

Atendimento emergencial

As quedas são as principais causas de fraturas e acidentes na terceira idade, sendo motivo de preocupação para muitos idosos. Com o envelhecimento, os ossos tendem a ficar mais fracos, os passos mais lentos, há uma maior instabilidade na postura e redução da acuidade visual: fatores que fazem com que a pessoa fique mais suscetível a queda.

Por isso é tão importante investir na prevenção de acidentes em casa, como, por exemplo, ao instalar barras de apoio e pisos antiderrapantes. Caso ocorra uma queda, entretanto, é fundamental contar com atendimento médico imediato, pois a rapidez dos primeiros cuidados especializados são diferenciais para impedir que a situação se agrave.

 

Acesso a serviços de saúde na terceira idade pela Rede Vital

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a importância do acesso a serviços de saúde na terceira idade, talvez esteja se perguntando sobre como  garantir esse acesso de uma maneira que caiba no seu orçamento e sem depender somente do SUS, não é? Sempre pensando nas melhores soluções para nossos associados, nós podemos te ajudar nisso através da Rede Vital, que não tem limite de idade. 

Com a Rede Vital, nossos associados podem economizar até 50% em serviços médicos, odontológicos e também em vários outros produtos. Entre em contato conosco e comece a investir na sua saúde, afinal ela é o que temos de mais precioso.

06
qualicorp
01
02
05